sexta-feira, 13 de junho de 2008

O Canil


Criei o blogue do canil para complementar as informações do site, colocar textos interessantes, fotos e novidades.



Como primeiro post, vai o texto sobre nossa história com os cães:



Meu amor por cães vem da infância, de uma pessoa nascida na casa errada, com uma família que não tem muita afinidade com os peludos, e que sempre estranhou essa minha inclinação. Mas sendo uma casa de grandes apreciadores de livros, no Natal de 1984 ganhei meu primeiro livro de raças: Tudo sobre Cães, de A. Gondrexon e Ives Browne, que hoje está amarelado e soltando páginas, de tanto que foi lido e relido. Neste livro, que descreve 341 raças, descobri e me apaixonei pelos pequenos pastores escoceses, e começou o sonho de um dia ter um Pastor de Shetland.

Numa época sem Internet e não tendo contato com a cinofilia, parecia um sonho impossível e ver um exemplar da raça uma vez na vida já seria uma grande realização.

Após muitas tentativas de comprar um cão e não conseguir escolher a raça – aquele pastorzinho nunca saia da cabeça – em junho de 2003 vi um anúncio de venda de filhotes de “pastor de stand” e imediatamente telefonei para saber se era um shetland. Bingo! Quando vimos aquela bolinha, que imediatamente pulou no meu pescoço, o coração já tinha sido vencido pelo nosso primeiro sheltie, o Argos.



Depois veio a Luna, para nos ensinar a importância de criar bem e com critério, e dos problemas que se pode causar em um animal uma seleção e acasalamento mal feitos. Argos e Luna são os nossos pets, estão no site pois fazem parte da nossa história e aprendizado, mas não são usados como padreador e matriz.

O grande impulso para criar shelties e perceber toda a beleza da raça, aconteceu numa exposição em 2005, quando fui conhecer e me encantei pelo Kieffer – Paray´s Just Ray, que estava no Brasil em co-propriedade com o Roberto Teixeira, do Ravion´s Kennel. Dessa paixão veio a Cléo, filha deste maravilhoso cão, a co-propriedade com o Roberto nos machos Conrad – Paray´s Purple Label e Clooney – Paray´s Super Nova, em seguida a Blu, e a nossa primeira ninhada, que nasceu no Domingo de Páscoa de 2007.

Todos os nossos cães vivem em casa, sempre junto a nós, viajam conosco, passeiam conosco e são parte fundamental de nossa vida.




Drummond Hill´s

A inspiração para o nome do canil veio da história da minha família. Meu avô era jornalista e historiador, com grande orgulho das montanhas de minério da sua cidade natal, Itabira, de Minas Gerais e das origens da família, especialmente o lado materno, os Drummonds.

Sendo uma família escocesa, como a raça, e ouvindo as histórias do meu avô, do castelo dos Drummond, do tartan, as infindáveis árvores genealógicas montadas pelo meu pai, que chagam a Átila, a união entre shelties, Drummond, as montanhas de Minas e terras altas da escócia foram referências inevitáveis para o nome do canil.

Em sua autobiografia, meu avô conta um pouco da sua mãe e do orgulho da família pelas origens:

“Minha mãe era uma Drummond. Tinha não somente os traços puros e finos de sua raça, como também uma nítida consciência de estirpe. Sabia que era de uma família ilustre e orgulhava-se disso. Seus antepassados pertenciam a um autêntico clan escocês, cujo chefe é o Conde de Perth, com brazões e castelos, e direito ao respectivo tartan. Em Portugal antes da descoberta do Brasil, na zona de Itabira em meados do século XVIII, não perderam em muito os traços físicos, na maioria o espírito e a consciência de ser estirpe. Lembro-me de ouvir, em menino, o então secretário da Liga das Nações, Sir Eric Drummond, mais tarde Conde de Perth, ser mencionado nas conversas como o nosso primo. De qualquer modo a família deu, no Brasil, o Barão de Drummond, pioneiro em tantas coisas, alguns excelentes desembargadores em Minas e no Rio e, como não preciso lembrar, Carlos Drummond de Andrade e D. Marcos Barbosa.” Tôrres, João Camillo de Oliveira – “O Homem Interino” – página 66.


Desse encontro de paixões, os cães, a raça, a história, a família, Minas e Escócia, um sonho foi realizado, o Drummond Hill´s Kennel, com o objetivo de contribuir para o aprimoramento do Pastor de Shetland, nunca esquecendo da felicidade e bem estar dos cães.

0 comentários:

Seguidores

About This Blog

  © Free Blogger Templates 'Photoblog II' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP