terça-feira, 17 de março de 2009

São Guinefort


Nesses dias conturbados, um amigo me emprestou o livro "O Arqueiro" de Bernard Cornwell. Além de excelente para desanuviar um pouco, me deparei com "Santo Canino", do qual o personagem principal do livro é devoto. Resolvi dar uma pesquisada no google, afinal newnhuma informação sobre cães pode passar de liso, sem tentar conferir, e não é que achei um novo santo para minha lista de favoritos!

A imagem é o santinho para devoção do Santo Canino, São Guinefort, que dizem ser um Greyhond.

A lenda de São Guinefort é do século XIII, e a história se passa na cidade de Lyon, França. Seu dono sai para caçar e deixa Guinefort em seu castelo tomando conta do filho, um bebê. Uma cobra ameaça a criança e o cão parte em sua defesa, matando a cobra. Quando o dono chega em casa, encontra o galgo com a boca ensanguentada e não vê o bebê. Acreditando que Guinefort matou a criança, sacrifica seu cão, para depois encontrar o filho dormindo debaixo de um móvel e o cadáver da cobra, descobrindo seu lamentável equívoco.

O dono arrependido ergue um santuário junto ao túmulo do cão e começam as peregrinarações e pedidos de graça, e quando acontecem alguns milagres do cão mártir, a população passa à chamá-lo de são Guinefort, apesar da Igreja nunca tê-lo canonizado e até condenado o culto à ele.

Até os dias de hoje, São Guinefort atrai devotos e Bernard Cornwell parece ter contribuído para uma nova onda de simpatizantes e apreciadores desse inusitado "santo", que é protetor das crianças e comemora-se seu dia em 22 de agosto.

Santo ou não, Guinefort tem minha simpatia e quem sabe não acabo arrumando uma imagem dele para fazer compania ao meu são Francisco?

0 comentários:

Seguidores

About This Blog

  © Free Blogger Templates 'Photoblog II' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP